Desenvolvimento humano da filogênese à ontogénese da motricidade, Vitor da Fonseca


"Sob o prisma de uma abordagem dialética, em que os aspectos bioantropológicos se aliam aos aspectos socioculturais, este trabalho objetiva a compreensão do primeiro processo humano de aprendizagem: a motricidade.
A obra é dividida em duas partes: na primeira, estuda-se o desenvolvimento humano (filogênese) onde se discrimina o aperfeiçoamento motor como um processo de apropriação da experiência social; na segunda o desenvolvimento da motricidade infantil (ontogénese) como um processo humanizado e sociabilizado."

Biblioteca Viva

Em 1947 Érico Veríssimo começou a escrever a trilogia "O Tempo e o Vento", cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica "O Senhor Embaixador", ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez do "Prisioneiro", parábola sobre a intervenção do Estados Unidos no Vietnam. Em plena ditadura, lança "Incidente em Antares" (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram