Contos Reunidos, Moacyr Scliar


Agrupados neste volume por um critério de afinidade temática, os contos de Moacyr Scliar revelam a força da sua ficção. As relações entre pais e filhos expostas de forma insólita, a Bíblia revisitada sob uma ótica surpreendente, os jogos do poder e da paixão encarados por ângulos inusitados, tudo isso dentro de um clima de humor e fantasia - eis o poderoso universo ficcional de Moacyr Scliar.
Estamos diante de um mestre. Nunca pressentimos como fabrica o elemento insólito que salta do subsolo do texto e nos envolve numa visão transfiguradora da realidade. Poucas vezes, na literatura brasileira contemporânea, um escritor promoveu um entrelaçamento tão perfeito entre os grandes mitos da cultura e as técnicas narrativas, entre força poética e timbre reflexivo, entre fabulação irônica e anedota judaica.
O leitor compreenderá por que tantas dessas histórias, traduzidas para onze idiomas, foram várias vezes premiadas, inclusive no exterior.

Biblioteca Viva

Em 1947 Érico Veríssimo começou a escrever a trilogia "O Tempo e o Vento", cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica "O Senhor Embaixador", ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez do "Prisioneiro", parábola sobre a intervenção do Estados Unidos no Vietnam. Em plena ditadura, lança "Incidente em Antares" (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram