A Alma do Homem sob o Socialismo, Oscar Wilde


Oscar Wilde, foi um grande romancista e dramaturgo inglês, marcou a cultura ocidental do final do século XIX, não apenas por sua obra elegante, vanguardista e original, mas especialmente, pelas suas idéias revolucionárias, sua conduta libertária e sua postura igualitária desprendida e muitas vezes escandalosa pela visão da sociedade daquela época.
Ele fala do socialismo como uma grande saída para a humanidade, desde que a individualidade seja mantida, e evidencia à autoridade de uma pessoa e muitas propriedades na mão de poucos como a procedência das deformações sociais.

Biblioteca Viva

Em 1947 Érico Veríssimo começou a escrever a trilogia "O Tempo e o Vento", cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica "O Senhor Embaixador", ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez do "Prisioneiro", parábola sobre a intervenção do Estados Unidos no Vietnam. Em plena ditadura, lança "Incidente em Antares" (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram