Os Dois Cavalheiros de Verona & Trabalhos de Amor Perdidos (Comédias), Shakespeare


"Os dois cavalheiros de Verona", a primeira peça de Shakespeare e a ter sua ação localizada na Itália e também a primeira comédia romântica do dramaturgo inglês. Nela encontramos um Shakespeare preocupado com a inconstância e a superficialidade do sentimento amoroso. A beleza do seu estilo já anunciava a precocidade do gênio do autor.
"Trabalhos de amor perdidos", além de ser uma comédia de elaboração artística esmerada, é também um repositório de crítica política. Nela destacam-se os monólogos de Biron e do rei Ferdinando - considerados delicadas peças de poesia lírica - assim como os diálogos, ora trágicos e poéticos, ora irônicos e mordazes. 
"Trabalhos de amor perdidos" é considerada pelos estudiosos a primeira das peças de Shakespeare sem raízes ou influências de outros autores, sendo inteiramente atribuída à sua imaginação política.

Biblioteca Viva

Em 1947 Érico Veríssimo começou a escrever a trilogia "O Tempo e o Vento", cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica "O Senhor Embaixador", ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez do "Prisioneiro", parábola sobre a intervenção do Estados Unidos no Vietnam. Em plena ditadura, lança "Incidente em Antares" (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram