Preciosa, de Saphire


Claireece Precious Jones, 16 anos, é obesa, analfabeta e ignorada pelo mundo à sua volta. Mãe aos 12 anos, está grávida do próprio pai pela segunda vez. No Harlem, o reino dos invisíveis, dos sem-voz, ela mora com a mãe, uma mulher solitária que assiste à TV incessantemente e submete a filha a humilhações constantes. Apesar de tudo, a adolescente segue em frente com resignação, tentando contornar os problemas do dia a dia com a cabeça erguida. quando fecha os olhos, sonha em ser uma celebridade, coberta de joias e vestidos de luxo ao lado de um namorado bonitão.

Por causa de sua gravidez, é forçada a abandonar a escola - o último e precário vínculo que a ligava ao mundo - e é convidada a frequentar um centro de aprendizado alternativo. Ali, no fim da linha, está Blue Rain, uma jovem professora radical e batalhadora. Com ela, Precious terá a possibilidade de recuperar a dignidade, descobrindo um mundo novo no qual poderá finalmente entender os próprios sentimentos e se expressar de uma maneira que nunca havia imaginado.

Biblioteca Viva

Em 1947 Érico Veríssimo começou a escrever a trilogia "O Tempo e o Vento", cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica "O Senhor Embaixador", ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez do "Prisioneiro", parábola sobre a intervenção do Estados Unidos no Vietnam. Em plena ditadura, lança "Incidente em Antares" (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram