Diários da Presidência 1995-1996, Fernando Henrique Cardoso (Livro Cativo)


"Vê-se que o Estado está minado por todos os lados. É uma espécie de quinta-coluna permanente. não há mais reserva de nada. Isso não é governo, não. O Estado é que é assim. Como é que a gente reconstrói esse Estado tão apodrecido? Essa é a grande questão. Estou tentando mudar o tema, mostrar onde estão os grandes problemas do Brasil, mas esses pequenos problemas acabam fazendo a política pegar fogo: um incêndio hoje, outro amanhã, minando nossas possibilidades de uma maneira realmente desesperadora.

Não são os grandes problemas, não é a condução geral das coisas, são essas pequenas coisas que estão torturando todo mundo. É algo desagradável, um país que olha o tempo todo para o chão quando deve olhar para os horizontes."

Biblioteca Viva

Em 1947 Érico Veríssimo começou a escrever a trilogia "O Tempo e o Vento", cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica "O Senhor Embaixador", ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez do "Prisioneiro", parábola sobre a intervenção do Estados Unidos no Vietnam. Em plena ditadura, lança "Incidente em Antares" (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram