Alerta Vermelho, de Peter Bryant


Esta é a história de uma batalha travada nos céus, sobre o Ártico e sobre a Rússia, numa base do comando aéreo estratégico americano e nas consciências dos homens. Sua duração foi de apenas duas horas.

É uma história caótica porque as batalhas normalmente são caóticas. É uma história cruel e impiedosa porque a crueldade e a impiedade são qualidades inseparáveis das batalhas e especialmente de uma batalha travada com armas nucleares modernas.

Mais importante de tudo: É uma história que poderia acontecer. Poderia mesmo estar acontecendo enquanto você e eu lemos estas palavras e então estaríamos mesmo a duas horas do juízo final.

Biblioteca Viva

Em 1947 Érico Veríssimo começou a escrever a trilogia "O Tempo e o Vento", cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica "O Senhor Embaixador", ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez do "Prisioneiro", parábola sobre a intervenção do Estados Unidos no Vietnam. Em plena ditadura, lança "Incidente em Antares" (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de "Solo de Clarineta", seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram